Houve uma série de dificuldades durante todo o projecto que nos deparámos e tivemos necessidade de superar. As maiores dificuldades foram:
- Escolher o tema do Projecto (1)
- Adquirir os materiais pretendidos (2)
- Comunicar com a direcção da escola (3)
- Arranjar local apropriado para colocar o painel solar (4)
-Fazer as roscas nos tubos PVC (5)
-Evitar as perdas de água no reservatório de água (6)
Formas de as superar
1 – O tema do projecto foi um problema porque ninguém sabia bem o que queria fazer e como toda a gente começou a formar grupo, só sobramos nós os quatro. Começámos a pesquisar e vimos que construir o painel solar era mesmo adequado, tendo em conta as características do grupo.
2 – Tivemos alguma dificuldade em adquirir os materiais pretendidos porque os mesmos eram caros. Pedimos autorização à escola e a escola disponibilizou-se para adquirir os materiais todos. Tivemos sorte que a Picoven ofereceu-nos os materiais todos e por isso estamos-lhes muito gratos.
3 – Este foi, por vezes, um obstáculo difícil de superar porque, na minha opinião, a comunicação com a escola era muito demorada, ou seja, eles demoravam muito tempo a responder aos nossos pedidos e, portanto, tínhamos que estar muito tempo à espera da resposta para avançarmos ou não com o que era pedido.
4 – De início, a nossa ideia era colocar o painel solar em cima do telhado da escola, por exemplo, por cima do telhado do bar porque era um sítio que apanhava bastante sol que permitia aquecer a água e era impossível alguém mexer no painel solar. Como vimos que se tornava difícil transportar o painel solar para cima do telhado, testámos num sítio aberto, que apanhava bastante sol e afinal não houve problema porque as pessoas paravam e olhavam para o painel solar mas não mexiam em nada.
5 – Esta foi, na minha opinião, a maior dificuldade do projecto. Para se fazer as roscas era necessária uma máquina e essa máquina custava 300€ (!), o que tornava impensável a compra da mesma. A solução era arranjar alguém conhecido que nos pudesse fazer as roscas. Tivemos conhecimento que um tio do Xavier tinha essa máquina, entrámos em contacto com ele e ele fez-nos as roscas. Após isto, foi muito fácil acabar a construção do painel solar porque estávamos muito dependentes desta tarefa.
6 – Quando começámos a testar o painel solar apercebemo-nos que havia bastantes perdas de água. Tentámos corrigir essas perdas de água mas continuava a deitar muita água. Então decidi trazer o bidão para casa e com a ajuda do meu pai arranjei o bidão e ele deixou de perder água, uma vez que as perdas eram muito significativas.